跳过导航
Econegócio
Livro

Econegócio

As grandes marcas e o seu papel na sustentabilidade

MIT Press, 2013 更多详情

Compre o livro


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

McDonald’s, Coca-Cola, General Electric, Nestlé, Nike e outras empresas de topo estão atualmente investindo pesado em iniciativas ambientais importantes, visando poupar dinheiro e salvar o planeta. Surpreendentemente, as empresas Fortune 500 têm elevado o nível das ações de sustentabilidade e os governos e organizações não governamentais têm seguido os seus passos. Em 2011, na época das compras natalinas, a fabricante de roupas Patagonia patrocinou um anúncio de página inteira no The New York Times intitulado: “Não compre esta Jaqueta”. O anúncio dizia: “Para iluminar a nossa pegada ambiental, todos precisamos consumir menos”. Este é apenas um exemplo destacado pelos pesquisadores Peter Dauvergne e Jane Lister ao detalhar o novo impulso da sustentabilidade empresarial e mostrar como as grandes empresas às vezes utilizam a sua força para o bem. O único defeito dos autores é a repetição; os mesmos pontos aparecem em todos os capítulos. Ainda assim, a getAbstract recomenda as informações apresentadas a empresários que procuram emular as atividades visionárias das empresas de topo, participantes da cadeia de abastecimento global e interessados em reduzir a degradação ambiental e descobrir novas opções de compra.

Resumo

Responsabilidade social corporativa

A sustentabilidade é a nova palavra de ordem corporativa. Entre os seus defensores estão a Nestlé, Coca-Cola, McDonalds, Walmart, GE e Nike. A sustentabilidade exige energia renovável e abastecimento sustentável e defende corte de desperdícios, redução do desmatamento e limite na utilização de toxinas. É como diz o relatório de responsabilidade corporativa da Nike: “Estamos integrando princípios e práticas de sustentabilidade em tudo o que fazemos”. É assim que acontece em muitas empresas de topo a nível mundial. A sua primeira prioridade é a sustentabilidade dos seus negócios, o que lhes permite tornar o meio ambiente a sua segunda prioridade para que realmente possam fazer a diferença. Essa prática, chamada de “econegócio”, é definida como a transformação da sustentabilidade em um mecanismo para o crescimento e controle corporativos. Uma empresa que pratica o econegócio conquista lucros e publicidade positiva e de forma efetiva através do seu exemplo de responsabilidade social empresarial (RSE) e ainda ajuda o planeta.

Negócios sustentáveis

O objetivo do econegócio é promover os resultados comerciais, reduzir custos, aumentar...

Sobre os autores

Peter Dauvergne é professor de ciências políticas e diretor do Liu Institute for Global Issues da Universidade de British Columbia. Especialista em governança da sustentabilidade, Jane Lister é pesquisadora sênior do Liu Institute.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Relacionados a habilidades

Отрасль потребительских товаров
Высшее руководство
Живите полной жизнью
Управляйте операциями цепочки поставок
Анализ отраслевых рынков
Анализ региональных рынков
Личностный рост
Производство и логистика
Создавайте устойчивые инновации
Влияние экономической политики
Понимать экономику
Снижайте углеродный след
Заботьтесь об окружающей среде
Изучите тему изменения климата
Лучшие практики отрасли потребтоваров
Успешно ведите бизнес в Китае
Управляйте климатическими рисками
Изучите экономику замкнутого цикла
Внедряйте стратегии ESG
Сельскохозяйственная отрасль
Изучите примеры устойчивого развития
Рынки Китая
Изучите экономику окружающей среды
Изучите экономику
Внедряйте зеленые технологии
Изучите тему бизнес-обоснования для ESG
Энергетическая отрасль
Обеспечьте устойчивость цепочки поставок
Устойчивое развитие