跳过导航
A Inteligência Conversacional
Livro

A Inteligência Conversacional

Como os grandes líderes instauram a confiança e obtêm resultados extraordinários

Bibliomotion, 2013 更多详情


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

A conversa é muito mais que meras trocas de informação. As conversações afetam as relações, visão do mundo e cultura. As boas conversações fomentam relações positivas mais sólidas; as más podem destruí-las. A antropóloga organizacional Judith E. Glaser analisa como superar o medo e desconfiança para ter discussões mais produtivas. Ela classifica as conversações em três níveis, das mais básicas às mais elaboradas. Sua abordagem focada na neurociência suscitará a sua atenção, apesar da falta de exemplos práticos. A parte mais útil é a breve nota sobre o uso dos três R ’s – “Reformular, Recentrar, Reorientar” – para superar as conversações difíceis. A getAbstract recomenda estas análises de Glaser aos supervisores, gerentes e funcionários que querem melhorar as relações no local de trabalho e aumentar a produtividade.

Resumo

Prazer em conhecê-lo: Em três níveis

A inteligência conversacional (IC) funciona em três níveis. No nível I – o nível mais básico – as pessoas fazem e respondem a perguntas, compartilham informação, ou realizam transações. No nível seguinte, nível II, as pessoas compartilham opiniões e tentam convencer os outros em conversações de posicionamento. No nível III – o nível mais alto – as pessoas falam e ouvem para transformar e modelar a realidade. O cérebro está preparado para atingir as conversações de nível III, mas as emoções negativas – o medo e a desconfiança – com frequência interferem na recepção. A confiança possibilita conversas produtivas e permite que as relações floresçam.

Parte I – A confiança e a desconfiança nas conversações

Quando confia nas pessoas, você fica mais receptivo ao que elas dizem. Quando não confia, você não está receptivo e o seu cérebro se bloqueia. Você fica menos disponível para ouvir os outros. A confiança e a desconfiança ativam áreas diferentes do cérebro. A desconfiança ativa a amígdala, a mais primitiva sede das emoções; a confiança atua sobre o córtex prefrontal, sede das funções executivas mais elaboradas do cérebro...

Sobre a autora

Judith E. Glaser, antropóloga organizacional, é CEO do Benchmark Communications e Presidente do The Creating WE Institute.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Relacionados a habilidades

发挥创意
建立和维护福祉
高管领导力
培养创新文化
人力资源
创新
以德领导
领导力
管理人员和人才,在变革期间有效处理团队动态,实施人才保留策略,高效解决复杂的劳动力挑战,与员工进行有
管理
精通协作
个人成长
促进多样性、公平与包容
塑造组织文化
理解组织运作
职场技能
促进协作
理解人格类型
创造性协作
支持他人
理解情绪
提升情商
促进小组创意
克服自我怀疑
提出问题
发展自我意识
发展自我掌控力
改善心理健康
了解自我
发展团队成员,识别团队技能差距,规划个人发展路径,支持员工的学习目标,使团队成长与业务需求相一致,认
识别社交线索
促进讨论
精通人际关系技巧
谦逊为人
高管领导力案例研究
软技能
赢得他人信任
提升团队表现
应对职场政治
建立心理安全感
管理领导影响力
实践变革型领导,通过个人榜样激励团队,调整领导风格以产生影响,鼓励团队的创新思维,支持团队成员的发展
管理情绪
营造归属感
擅长对话
有效沟通
实践服务型领导
处理棘手人际关系
领导自我
构建个人影响力
建立自信
管理团队边界
应对困难对话
激励团队
加强团队协作,协调项目的团队工作策略,建立团队互动的协议,鼓励团队内的同伴合作,克服团队协作中的障碍
勇于脆弱
建立团队凝聚力
理解团队动态
推动团队绩效,创建团队有效性的框架,评估提升团队产出的策略,通过明确的指导增强团队协作,解决团队生产
培养团队文化,创建强大的团队认同感,鼓励开放的团队讨论,促进共同的团队价值观,有效地认可团队成就,平