加入 getAbstract 阅读摘要

Estratégia

加入 getAbstract 阅读摘要

Estratégia

Uma história

Oxford UP,

15 分钟阅读
10 个要点速记
音频和文本

看看什么内容?

Especialista em estratégia, Sir Lawrence Freedman oferece uma história magistral da “arte de se criar poder”.


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Abrangente
  • Analítico
  • Exemplos Práticos

Recomendação

Uma das principais autoridades mundiais em guerra e análise estratégica, Sir Lawrence Freedman apresenta uma história da estratégia (“a arte de se criar poder”) de um alcance e erudição assombrosos. Freedman começa estabelecendo a universalidade do pensamento estratégico (até os chimpanzés elaboram estratégias) e passa a conduzir os leitores a uma expedição através da história do mundo ocidental, traçando o desenvolvimento do pensamento estratégico nas guerras, na política e nos negócios. Um de seus principais temas é que mesmo a melhor estratégia não pode fazer mais do que tentar subjugar um mundo complexo e obstinado. Como a maioria das estratégias, no entanto, este compêndio completo parece condenado, de uma maneira conceitual, ao fracasso: ele não é capaz de cobrir todas as facetas importantes do assunto e a sua profundidade é desigual. Como diz o próprio Sir Lawrence, “a estratégia tem a ver com o poder e como criá-lo, mas também tem a ver com a capacidade de entender as limitações de poder”. No final das contas, a sua história, apesar de ser uma conquista tremenda, é uma lição sobre os limites da ambição e controle humanos – e a imprevisibilidade incorrigível do mundo.

Resumo

Estratégia

As pessoas querem mudar o curso futuro dos eventos, redistribuir o poder e obter controle sobre o seu ambiente. Esses desejos não são simples de satisfazer. Os interesses conflitantes de várias partes e outros fatores imprevisíveis acabam pesando. Por exemplo, aqueles que querem mudar eventos podem não ter força ou poder suficientes. Este é o reino da estratégia.

Estratégia não é meramente planejamento. Os seres humanos utilizam a estratégia quando reconhecem que mesmo os melhores planos podem dar errado, e lutam contra as forças que frustram os seus planos, incluindo outras pessoas, circunstâncias e sorte. Frequentemente, essas forças respondem e as pessoas devem responder também. Essa interação – uma situação fluida que requer flexibilidade e constante modificação – é essencial para a estratégia. Os chimpanzés, por exemplo, utilizam a estratégia durante os conflitos de poder e território, sugerindo que os elementos da estratégia transcendem à experiência humana. A Bíblia dá exemplos iniciais de estratégia em ação – como a famosa batalha de Davi e Golias e a história do Êxodo. Nas histórias da Bíblia, o sucesso geralmente depende da fé ou obediência a Deus...

Sobre o autor

Sir Lawrence Freedman, professor emérito de estudos de guerra no King's College de Londres, é também o autor de Kennedy’s Wars: Berlin, Cuba, Laos and Vietnam e A Choice of Enemies: America Confronts the Middle East.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados