加入 getAbstract 阅读摘要

Grandes Transições

加入 getAbstract 阅读摘要

Grandes Transições

Como foi feito o mundo moderno

Oxford UP,

15 分钟阅读
节省 9 小时
9 个要点速记
音频和文本

看看什么内容?

Mudanças econômicas, demográficas, agrícolas, energéticas e ambientais moldam o mundo atual e futuro.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Analítico
  • Baseado na Ciência

Recomendação

O mundo de hoje é o resultado de quatro “grandes transições”, afirma o cientista ambiental Vaclav Smil. Nesta crônica baseada em números das grandes transições em energia, agricultura, economia, demografia e meio ambiente nos últimos 250 anos, Smil fornece argumentos equilibrados sobre os benefícios e prejuízos. Essas transições, escreve ele, produziram um mundo mais seguro, saudável e rico para pelo menos metade da população do planeta, mas têm também levado à destruição do meio ambiente.

Resumo

As nações modernas experimentaram cinco grandes transições nos últimos séculos que melhoraram a qualidade de vida – mas não sem consequências.

Cinco transições fundamentais – na demografia, agricultura, energia, economia e meio ambiente – explicam a alta qualidade de vida dos dias de hoje, bem como apresentam ameaças à prosperidade sustentada. Estas megamudanças trouxeram tanto abundância como efeitos colaterais indesejáveis, e vão determinar o destino da vida na Terra nas próximas décadas.

A vida melhorou dramaticamente após meados do século XIX, particularmente nas nações desenvolvidas. A transição da agricultura de baixo rendimento para a agricultura em grande escala e o uso de fertilizantes, por exemplo, pôs fim à fome que assolava as sociedades pré-modernas. Ao mesmo tempo, a mudança demográfica caracterizada pelo envelhecimento das populações nas nações ricas, o crescimento populacional nos países pobres e preço cada vez maior de dois séculos e meio de expansão do impacto humano sobre o meio ambiente podem tornar a vida difícil para bilhões de pessoas.

Quase metade dos quase oito bilhões de pessoas do mundo vivem em sociedades que ainda não completaram...

Sobre o autor

O professor emérito Vaclav Smil é um dos maiores especialistas do mundo em energia e outros componentes críticos da economia global.


Comente sobre este resumo