O cibercrime evoluiu: não é mais obra de hackers solitários, mas sim um mundo complexo de golpistas, ladrões e quadrilhas criminosas organizadas. Neste guia conciso e oportuno, a especialista em cibersegurança Jessica Barker utiliza estudos de caso expressivos e insights de especialistas para expor as artimanhas dos cibercriminosos, mostrando como o ceticismo, as medidas de segurança e a conscientização podem ajudar a proteger você.
O cibercrime se tornou um grande negócio e assume muitas formas.
O cibercrime explodiu nas últimas duas décadas, custando bilhões de dólares anualmente e ameaçando empresas e meios de subsistência. Ele é impulsionado principalmente por quadrilhas organizadas que veem a atividade criminosa no mundo online como mais rápida, barata e lucrativa do que as oportunidades presenciais. Os hackers modernos atuam em um ecossistema vasto e em constante evolução, com baixas barreiras de acesso, o que lhes permite operar globalmente.
O cibercrime assume muitas formas. Inclui, por exemplo, o caso da “espionagem na Fórmula 1”, em que o chefe de mecânica da Ferrari, descontente por não ter sido promovido, roubou as plantas do carro de F1 da empresa para 2007 e as entregou a um concorrente. Abrange também o caso de Alex Wood, que, juntamente com um cúmplice, fraudou inúmeras empresas em cerca de US$ 67,5 milhões ao se passar por um consultor de fraudes bancárias. E inclui ainda a “Evil Corp”, uma sofisticada quadrilha de cibercrime que recebe apoio do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) e atacou centenas de empresas em todo o mundo.
...
Jessica Barker é especialista em cibersegurança, com foco no lado humano. Ela já apareceu na BBC e na Sky News, bem como na revista Wired. Autora de Confident Cyber Security, Barker foi condecorada com a Ordem do Império Britânico (MBE) pelo Rei Charles III por serviços prestados à segurança cibernética.
Comente sobre este resumo