加入 getAbstract 阅读摘要

Mulheres e Poder

加入 getAbstract 阅读摘要

Mulheres e Poder

Um manifesto

Profile Books,

15 分钟阅读
7 个要点速记
音频和文本

看看什么内容?

A erudita Mary Beard relaciona o silenciamento das mulheres poderosas na antiguidade com a misoginia de hoje.


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Eloquente
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

A professora de Cambridge Mary Beard explica que a misoginia que as mulheres enfrentam hoje – de ameaças anônimas de violência na mídia social a atos sutis de exclusão dos sistemas de poder – remonta à antiguidade clássica. Escrevendo em um estilo acadêmico, mas vibrante e acessível, ela detalha como a sociedade construiu o poder para excluir as mulheres. As pesquisas estimulantes de Beard sobre a história incita os leitores a repensar como poderia ser a divisão de poder nos dias atuais.

Resumo

Exemplos antigos de homens silenciando as mulheres se relacionam aos eventos contemporâneos.

Um dos primeiros exemplos de um homem silenciando a voz de uma mulher remonta há 3.000 anos, perto das origens da cultura ocidental registrada. No poema Odisseia de Homero, a rainha Penélope pede a um bardo, que está cantando sobre os obstáculos que impedem os heróis gregos de voltarem para casa após a Guerra de Troia, que cante uma canção mais alegre; o seu marido, Odisseu, está entre os heróis desaparecidos.

O seu filho Telêmaco a silencia, dizendo: “Volte para os seus aposentos e retome o seu próprio trabalho, o tear e a roca… Discursos são coisas de homens, de todos os homens, e meu, mais que de qualquer outro, pois meu é o poder nesta casa.” As narrativas antigas oferecem vários exemplos de homens silenciando as mulheres. Esses exemplos se referem a momentos contemporâneos em que os homens excluem as mulheres do discurso público. As histórias também mostram que o bullying moderno – na forma de ameaças nas redes sociais –, e o abuso de mulheres que discordam dos homens ou desafiam as estruturas de autoridade existentes, não é um fenômeno novo.

Quando...

Sobre a autora

Mary Beard, editora de livros clássicos do The Times Literary Supplement, é professora de clássicos na Universidade de Cambridge, professora de literatura antiga na Royal Academy of Arts e bolsista do Newnham College.


Comente sobre este resumo