Muitas pessoas percebem a ansiedade como algo negativo que precisam eliminar das suas vidas. Na verdade, ela é uma resposta emocional natural criada para manter você seguro. Em vez de lutar contra os sentimentos de ansiedade, argumenta a psicóloga clínica Diante Fuchs, reveja-os como indicadores de áreas da sua vida que precisam de atenção. O método EASE de Fuchs oferece uma estrutura prática e passo a passo para distinguir entre a ansiedade útil e o tipo que mantém você preso à angústia, ensinando a restaurar a tranquilidade física e mental.
A ansiedade comum promove ações construtivas, mas focar na ansiedade em si pode deixar você estagnado.
A ansiedade comum é uma resposta emocional natural – um alarme interno que alerta sobre potenciais ameaças e ajuda você a se preparar e responder com eficácia. Por exemplo, você pode se sentir nervoso antes de uma reunião importante com o seu chefe. Esse desconforto motiva você a tomar medidas específicas – como se preparar para a reunião e se organizar para chegar no horário. Essas ações ajudam você a se sentir seguro e permitem que a ansiedade diminua. Nessa perspectiva, a ansiedade é útil: ela direciona a sua atenção para o que é importante, estimulando ações fortalecedoras e ajudando você a navegar por novos desafios com calma e confiança.
A “ansiedade estagnada” ocorre quando o seu alarme interno não desliga e começa a dar sinais desconfortáveis. Em vez de agir quando se sente ansioso, você se concentra nos sintomas físicos, como tontura, náusea ou taquicardia, o que apenas amplifica os seus medos. Você acaba se preocupando não apenas com o evento ou circunstância que desencadeia os sentimentos de ansiedade, mas também com a ansiedade em si, ...
Comente sobre este resumo