Para liderar em meio a mudanças e turbulências, é preciso servir aos outros, entender melhor a sua identidade, seguir os seus valores e criar “oásis de sanidade”. O mundo atual pode ser caótico e, como escreve a autora Margaret J. Wheatley, ninguém pode impedir a ruptura. Em vez disso, ela argumenta que o progresso reside no indivíduo. Com citações inspiradoras e imagens impactantes, Wheatley oferece orientações para líderes que desejam construir um futuro melhor.
A humanidade está vivendo um “Ciclo do Caos”.
O mundo parece estar em grave desordem, com crises políticas, conflitos sociais, violência, desastres ambientais, problemas econômicos, doenças e muito mais. Inúmeras pessoas se sentem alienadas e confusas, o que pode torná-las mais vulneráveis ao cinismo, à depressão, à exploração e ao abuso de substâncias. No entanto, mesmo em tempos de crise, surgem líderes que desejam servir. Eles reconectam as pessoas com a possibilidade de um trabalho significativo e uma vida com propósito.
O progresso social não é inevitável nem contínuo. Mesmo grandes civilizações, como Roma, ascendem, florescem, declinam e caem. Mas mesmo em sociedades problemáticas, líderes guiados por uma missão podem oferecer soluções alternativas. Em vez de explorar pessoas ansiosas e atraídas por manifestações de grande poder em busca de proteção, líderes que desejam servir oferecem ao seu povo um senso de protagonismo, adaptabilidade, identidade e possibilidades futuras.
Os sistemas vivos precisam aprender, adaptar-se e progredir mesmo em circunstâncias difíceis.
A maior parte do cosmos funciona como ...
Comente sobre este resumo