Avaliação

7

Recomendação

A reputação do jornalismo está sob ataque. Um público cético vê o quarto estado como tendencioso, sensacionalista e falso. No entanto, muitos membros da imprensa estão comprometidos com uma pesquisa cuidadosa, relatando a verdade e cumprindo o seu dever público. Uma destas jornalistas, Eve Pearlman, codesenvolveu um projeto que denomina de “jornalismo de diálogo”, no qual reúne americanos de extremos opostos do espectro político para se comunicarem com nuances, curiosidade e respeito. Pearlman descreve o jornalismo de diálogo como uma maneira de superar o abismo político. Os resultados podem trazer grandes esperanças para a democracia.

Resumo

O “jornalismo de diálogo” faz a ponte entre pessoas e lados opostos das questões mais polarizadoras.

Enquanto a discórdia pública exaltava os ânimos na preparação para a eleição presidencial dos EUA em 2016, os jornalistas Eve Pearlman e Jeremy Hay procuravam uma maneira de facilitar discussões baseadas em fatos entre pessoas que discordam de questões importantes. O seu desejo era implantar as ferramentas do bom jornalismo – “avaliação criteriosa da informação, pesquisa diligente, curiosidade, compromisso de servir o bem público” – para mitigar as polarizações.

Reconhecendo que as pessoas geralmente difamam as que se encontram no lado oposto do espectro político e entendendo que cada grupo consome informações de “ecossistemas noticiosos separados e distintos”, o objetivo de Pearlman era fornecer informações factuais e um espaço dedicado...

Sobre o Palestrante

A jornalista Eve Pearlman cofundou a Spaceship Media, que visa apoiar um diálogo cívico significativo e aliviar a polarização.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

O Que Aconteceu Quando Colocamos Milhares de Desconhecidos Frente a Frente para Conversar Sobre Política
9
Como Discordar de Maneira Produtiva e Encontrar o que Temos em Comum
8
Por que o fascismo é tão tentador – e como seus dados podem alimentar este regime
9
Como a Mudança de Sua História Pode Mudar Sua Vida
9
Por que vale a pena escutar as pessoas com as quais você não concorda
9
O Facebook e o Futuro
8

Canais Relacionados

Comente sobre este resumo