Resumo de Desbloqueando a Criatividade

Looking for the book?
We have the summary! Get the key insights in just 10 minutes.

Desbloqueando a Criatividade resumo de livro

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-Estruturado
  • Exemplos Práticos

Recomendação

A análise bastante oportuna de Michael A. Roberto mostra aos líderes como apoiar os talentos criativos dos seus funcionários. Ele identifica seis atitudes que bloqueiam a inovação. O autor explica o seu impacto em termos de pesquisa em ciências sociais, utilizando práticas de empresas como a Apple e a Trader Joe, além de exemplos da mídia, esportes e artes. Roberto mostra aos líderes como superar estes obstáculos, criar um ambiente aberto e estimular a criatividade dos colaboradores, incentivando-os a explorar novas maneiras de trabalhar.

Sobre o autor

Michael A. Roberto, PhD, é professor de Gestão da Bryant University. Ele é também o autor de Why Great Leaders Don’t Take Yes for an Answer and Know What You Don’t Know.

Resumo

Líderes e organizações geralmente abrigam preconceitos e perpetuam ambientes que desencorajam novas ideias.

Líderes e especialistas já bem-estabelecidos frequentemente falham na hora de reconhecerem o mérito de ideias inovadoras ou prontas para o uso. O sucesso e conhecimentos que acumulam geralmente os levam a desvalorizar as contribuições dos iniciantes ou dos de fora. As organizações tendem a valorizar resultados concretos e mensuráveis em detrimento da criatividade, e os seus funcionários talvez não queiram ser vistos como pensadores não-conformados.

Os líderes podem cultivar a criatividade dos colaboradores superando as “seis mentalidades” – crenças que desencorajam as capacidades dos funcionários.
Os líderes talvez não percebam que as atitudes e práticas subjacentes da sua empresa bloqueiam a criatividade ou que o seu ambiente de trabalho sufoca as mentes mais brilhantes. No entanto, eles devem reconhecer que têm um “problema situacional” e não um “problema de pessoal”.

Para remediar o problema situacional, os líderes devem superar seis mentalidades que oprimem o pensamento criativo:

1. A “mentalidade linear” acredita que o sucesso advém...


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    P. R. 1 ano atrás
    Interessante... Instiga refletir sobre comportamentos que despertam e estimulam a criação sem medo do erro.

Mais deste tópico

A Mentalidade Criativa
7
Tomando Decisões Eficazes
10
Design Thinking em Saúde
10
A Surpreendente Ciência das Reuniões
9
Gestão Nudge
7
A Vantagem da Curiosidade
9

Canais Relacionados