Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

O Jogo Imperial

Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

O Jogo Imperial

Putin, Ucrânia, e a Nova Guerra Fria

Brookings Institution Press,

15 minutes de lecture
10 points à retenir
Texte disponible

Aperçu

Saiba como a guerra civil ucraniana surgiu – e como terminá-la.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Revelador
  • Panorama Geral
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

A guerra civil ucraniana provocou milhares de mortes e deslocou mais de um milhão de pessoas. Os Estados Unidos impuseram sanções duras à Rússia e exigiram que o presidente Vladimir Putin cessasse o apoio aos rebeldes separatistas. O autor Marvin Kalb, um jornalista veterano que trabalhou para a CBS News e a NBC News como correspondente-chefe para assuntos diplomáticos e chefe de escritório em Moscou, é perito em segurança nacional e relações entre Estados Unidos e Rússia. Ele exorta o Ocidente a estudar a história da região. Kalb afirma que a ignorância dos líderes ocidentais contribuiu para o atoleiro e que para sair desse atoleiro, é preciso ter uma maior compreensão da região e da sua história. Com um misto de recomendação e advertência, o panorama traçado por Kalb oferece uma história concisa e envolvente da Ucrânia e da Rússia, para elucidar este conflito crucial e intrincado.

Resumo

A ocupação da Crimeia

Em 1 de março de 2014, as forças russas ocuparam a península ucraniana da Crimeia. No prazo de semanas, a Rússia anexou legalmente a Crimeia. Imediatamente antes da ocupação, manifestantes pró-russos e pró-Kiev saíram para as ruas de Simferopol, a capital da Crimeia. Os confrontos começaram, e a violência aumentou. O governador pró-russo de Simferopol pediu apoio e a Rússia enviou tropas. Imediatamente após a ocupação da Crimeia, a Rússia usou o mesmo pretexto e penetrou na região ucraniana de Donbas, onde os rebeldes encontraram resistência mais forte. Os combates deram origem a uma guerra civil, sem previsão de fim. Para ajudar a acabar com este conflito sangrento, o Ocidente precisa compreender a história da Ucrânia e a sua relação com a Rússia.

A ligação entre Ucrânia e Rússia

As origens mais remotas de Ucrânia e Rússia residem em Kiev, o centro do antigo império. A Rússia de Kiev, a primeira Rússia, estendia-se desde o rio Danúbio até aos Montes Urais. Seus líderes Vladimir, O Grande, e Yaroslav, seu filho, adotaram o cristianismo ortodoxo e o direito grego no império, assim outorgando à Rússia a sua religião e jurisprudência...

Sobre o autor

O jornalista Marvin Kalb é pesquisador sênior do programa de política exterior em Brookings e consultor sênior no Pulitzer Center on Crisis Reporting. Ele é especialista em segurança nacional, com foco nas relações dos EUA com a Rússia, Europa e Oriente Médio.


Comente sobre este resumo