Combinando neurociência, psicologia e histórias reais de liderança, o especialista em capital humano Mike Mears fornece estratégias práticas para você trabalhar com a natureza humana – e não contra ela – e superar o medo e a resistência que sufocam a inovação. Oferecendo ferramentas para feedback, gestão de mudanças e capacidade de delegação, Mears mostra como criar um ambiente de certeza e confiança. O seu manual é leitura obrigatória para líderes que precisam liberar o potencial das suas equipes, entendendo as mentes com as quais trabalham, promovendo a lealdade e impulsionando o desempenho.
O ambiente corporativo moderno normalmente entra em conflito com os instintos arraigados das pessoas.
A humanidade é programada para a sobrevivência. As pessoas respondem, por padrão, a ameaças potenciais com reações imediatas e instintivas – lutando, fugindo ou paralisando. Essas respostas primitivas de medo provêm do seu “auto cérebro”: a parte do cérebro que lida com ações habituais, instintos e respostas emocionais sem pensamento consciente. Ele é altamente eficiente em termos de energia e se concentra em orientar as suas reações enraizadas segundo a programação natural da sobrevivência, como resistir à mudança e buscar certezas.
Infelizmente, os mecanismos de sobrevivência não se alinham bem ao ambiente de trabalho moderno e podem causar problemas para gestores que pressionam por mudanças. Ao se depararem com novas políticas ou uma abordagem de liderança diferente, os funcionários podem inconscientemente se sentir ameaçados, já que o cérebro automático percebe qualquer mudança como potencialmente perigosa. Gestores que se baseiam em argumentos racionais para a mudança podem acabar frustrados com o desejo da sua equipe de manter...
Comente sobre este resumo