加入 getAbstract 阅读摘要

Inteligência Emocional

加入 getAbstract 阅读摘要

Inteligência Emocional

Por que ela pode valer mais do que o QI

Bantam,

15 分钟阅读
10 个要点速记
可用文本

看看什么内容?

Seu QI representa apenas 20% do seu sucesso. O resto é emocional. Como você se sente sobre isso?

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Neste trabalho seminal, Daniel Goleman introduziu milhões de leitores ao conceito da inteligência emocional – fusão de traços e habilidades psicológicas, que segundo ele, é crucial para o sucesso na vida. Habilidades como autoconhecimento e automotivação são induzidas (ou destruídas) na infância, porém Goleman afirma que os adultos ainda podem aprender sobre elas e aplicá-las. O destaque deste livro é quando Goleman explica a inteligência emocional com sólida base biológica. Embora as seções seguintes sobre as aplicações não sejam tão elucidativas, a getAbstract recomenda este importante livro, relevante não só para os negócios, mas em vários aspectos da vida.

Resumo

Inteligência Emocional

Nos últimos anos houve um aumento de pesquisas sobre a biologia da personalidade e da emoção. Tais estudos indicam claramente que parte da inteligência humana e da personalidade é determinada pela genética. Mas isto levanta duas perguntas: O quanto você pode mudar em si mesmo? E, por que algumas pessoas inteligentes fracassam na vida, enquanto outras menos inteligentes prosperam? As respostas estão no conjunto de habilidades chamado inteligência emocional.

A evolução nos dotou de emoções que nos ajudam a lidar com situações de risco e agir face ao perigo. Até hoje mantemos o sistema emocional de nossos ancestrais das cavernas, que regularmente enfrentavam situações de vida ou morte. Na sociedade moderna, essas emoções muitas vezes sobrecarregam o nosso pensamento lógico. Cada pessoa tem duas mentes, uma que pensa e uma que sente. A mente racional permite que uma pessoa pondere e reflita. Já a mente emocional é impulsiva e poderosa. Normalmente, as duas mentes trabalham em harmonia, mas sentimentos intensos, por vezes, fazem com que a mente emocional domine a racional.

Os centros de emoção do cérebro evoluíram primeiro. O sistema límbico...

Sobre o autor

Daniel Goleman, Ph.D., escreve sobre ciências comportamentais para o New York Times. Ele lecionou em Harvard e foi editor da revista Psychology Today. Seus outros livros incluem: Inteligência Social, Trabalhando com a Inteligência Emocional, e A Arte da Meditação. É também coautor de O Espírito Criativo.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    J. B. 11 meses atrás
    Inteligência Emocional é a busca do equilíbrio entre a razão e a emoção.
  • Avatar
    J. P. 11 meses atrás
    Aos 67 anos de idade a vida ensinou algo em torno do texto.
  • Avatar
    H. A. 6 anos atrás
    Já havia lido o livro, que achei muito pormenorizado e repetitivo. Pude atestar a excelente desse resumo. Apresenta realmente a síntese de um conteúdo essencial em todas as áreas. Parabéns!

Mais deste tópico

Do mesmo autor

Canais Relacionados