Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Bem Comum

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Bem Comum

Economia para um Planeta Superpovoado

Penguin,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

Aquecimento global, pobreza extrema… O panorama é sombrio. Mas com sacrifício e sabedoria, a humanidade ainda pode salvar o planeta.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo

Recomendação

O renomado economista Jeffrey Sachs consegue trazer uma péssima notícia de uma forma otimista. Sim, a Terra enfrenta terríveis ameaças de aquecimento global, pobreza, guerras, desmatamento e extinção em massa de espécies. No entanto, Sachs afirma que estes graves problemas são administráveis. Corrigi-los vai custar US $ 840 bilhões – de fato uma quantia enorme, mas que, como argumenta Sachs, representa apenas 2,4% do PIB dos países ricos. Sachs não se omite de pronunciamentos politicamente sensíveis. Ele argumenta contra a guerra dos EUA no Iraque e a favor da legalização do aborto. Ainda assim, o livro atinge o equilíbrio improvável de entregar uma mensagem que é ao mesmo tempo assustadora e promissora. A getAbstract recomenda este livro para quem procura insights sobre os problemas mais urgentes do mundo.

Resumo

O Futuro Incerto da Economia e da Ecologia

O mundo tornou-se um lugar cada vez mais lotado, caótico e perigoso. As populações globais estão aumentando, particularmente as nações pobres menos capazes de alimentar e sustentar o número crescente de pessoas. A ecologia global está à beira do colapso. O equilíbrio global de poder está mudando. O início do século XX marcou o fim da dominação europeia e neste século vamos ver o fim da hegemonia dos EUA. China, Índia e Brasil estão emergindo como potências mundiais. E as incursões equivocadas dos USA no Vietnã e Iraque provaram a insensatez da decisão unilateral tomada com base na força bruta. Da forma como as coisas estão caminhando, o mundo poderá mergulhar facilmente em uma mistura tóxica de conflito sangrento, pobreza, desastres naturais e sofrimento generalizado.   Para evitar esse destino – que é muito provável se o mundo continuar no caminho atual – os líderes mundiais devem aceitar o fato de que todos no planeta vivem a mesma situação. Os países ricos não podem mais ignorar os países pobres. O mercado livre não é a melhor e única solução. Infelizmente, os riscos são graves. Felizmente, as soluções estão à mão. Alterações...

Sobre o autor

Economista respeitado internacionalmente, Jeffrey Sachs é diretor do The Earth Institute da Universidade Columbia. Ele é conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon sobre Objetivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento neste Milênio. Sachs também escreveu o livro O Fim da Pobreza.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados