Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Estabilizando uma Economia Instável

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Estabilizando uma Economia Instável

McGraw-Hill,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

O presciente estudo de 1986 de Hyman Minsky sobre volatilidade econômica é um clássico moderno.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo

Recomendação

O falecido professor Hyman P. Minsky escreveu em 1986 este estudo sobre volatilidade econômica, de como uma era de crises econômicas frequentes estava abalando a confiança dos investidores. Seu tratado permanece relevante. Minsky não menciona bolhas "dot-com" nem hipotecas de alto risco (subprime), contudo ele consegue explicar a realidade econômica contemporânea. Sendo o economista que emprestou seu nome ao “the Minsky Moment”, o momento em que os mercados viram da prosperidade para a crise, ele frequentemente repete suas preocupações com a desigualdade de rendas, parecendo prever o debate atual sobre as concentrações de riqueza sempre crescentes. Mas caso você pense rotular Minsky como um liberal em matéria de impostos e de despesas, tenha em conta que ele desaconselha subsídios sociais e de desemprego de longa duração. Como escritor, ele não é um mestre de estilo, mas sua prosa é em geral suficientemente clara para recompensar os leitores que buscam sua perspicácia. getAbstract recomenda esta análise clássica a leitores que procuram uma perspetiva cética sobe mercados livres.

Resumo

Duas Décadas de Calma e depois, as Tempestades

Em uma economia capitalista, o surgimento de bolhas, expansões e contrações não deve surpreender. Altas eufóricas e baixas violentas com frequência chocam investidores e decisores políticos, ainda que tal instabilidade seja inata ao capitalismo. O período de 20 anos de estabilidade e prosperidade após a Segunda Guerra Mundial criando expectativas otimistas influenciou fortemente o pensamento econômico emergente. Estes tempos tranquilos foram o cenário para o desenvolvimento de uma elaborada teoria econômica matemática que minimiza os caprichos de risco e incerteza e os fluxos e refluxos de financiamento e investimento. A era de estabilidade findou com a crise de crédito de 1966, e mais crises financeiras se seguiram em 1970, 1974-75, 1979-80 e 1982-83, cada uma mais profunda que a anterior.

Para compreender a economia atual, são dois os pressupostos: Primeiro, mercados livres são a maneira mais eficaz de satisfazer necessidades econômicas básicas; segundo, instituições financeiras sofisticadas e massivos fluxos de capitais, pela sua natureza, subjugam as economias e criam instabilidade. Colapsos financeiros se tornam assim...

Sobre o autor

Hyman P. Minsky, aluno de economistas destacados como Joseph Schumpeter e Wassily Leontief, foi professor de economia na Universidade de Brown, Universidade de Harvard e Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele faleceu em 1996.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem