Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Nascimento da Era Caórdica

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Nascimento da Era Caórdica

Berrett-Koehler,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

Os verdadeiros líderes encontram propósitos sólidos (e muitos lucros) ao equilibrarem a ordem e o caos.


Avaliação Editorial

6

Qualidades

  • Abrangente
  • Analítico
  • Inspirador

Recomendação

Dee Hock entrelaça as suas experiências de vida e da fundação da VISA com seus pensamentos sobre como lidar com o declínio da comunidade e das instituições modernas. Ele denuncia uma degradação geral da ordem social, alimentada por uma ênfase excessiva nos valores monetários e na ganância, perpetuada por instituições comprometidas com métodos antigos baseados na Revolução Industrial. Para ele, as empresas necessitam de uma estrutura organizacional mais dinâmica, flexível e com um sentido claro de “propósito”, o qual deve contribuir para a comunidade com base em princípios e valores éticos. É aí que surgem as “organizações caórdicas”, empresas que sabem equilibrar o caos e a ordem. Em seu livro, Hock conta a história fascinante da criação da VISA e estimula o surgimento de mais organizações caórdicas e flexíveis. Apesar de ser um tanto pesado ao expressar ideias complexas ou abstratas, a getAbstract recomenda este livro belo e inteligente a gestores e empreendedores que acreditam que suas empresas podem crescer ao mesmo tempo em que fazem toda a diferença na sociedade.

Resumo

A natureza e o desenvolvimento das organizações caórdicas

A Era Industrial é caracterizada pelo surgimento de organizações hierárquicas e orientadas ao comando-e-controle, as quais dominam todas as áreas da sociedade, desde nossa vida política e social até as instituições comerciais. No entanto, estas organizações com mais de 400 anos de idade são consideradas cada vez mais irrelevantes, em especial porque a sociedade é hoje mais complexa e diversificada. Infelizmente, apesar de terem sobrevivido à finalidade para a qual foram concebidas, elas ainda prosperam. À medida que crescem, destroem o nosso planeta e os seus recursos, minando a sustentabilidade da humanidade. Estas organizações modernas se baseiam quase que totalmente no “comportamento forçado”, o qual é na verdade uma forma de tirania.

Desta forma, a sociedade necessita de um novo tipo de organização fundamentada em valores comunitários e propósitos comuns. Este novo modelo destaca “as aspirações mais nobres das pessoas”. Este tipo de organização é caracterizada pela falta de um destino determinado ou de um “ser supremo”. Pelo contrário, ela existe em um estado de “vir-a-ser”. Ela começa com uma busca intensiva...

Sobre o autor

Dee Hock é o fundador e CEO emérito da VISA. Em 1968, ele desenvolveu o conceito de um sistema global de troca de valor e criou um novo modelo organizacional que acabou se tornando a VISA. Ele é o fundador e atual CEO da The Chaordic Alliance, uma organização sem fins lucrativos empenhada em formar organizações práticas e inovadoras que combinam competitividade e cooperação para lidar com questões sociais críticas.


Comente sobre este resumo