Join getAbstract to access the summary!

Liderança Disruptiva

Join getAbstract to access the summary!

Liderança Disruptiva

Como resolver o dilema do inovador

Stanford UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

O seu negócio vai fracassar como a Blockbuster e a Kodak – ou ser bem-sucedido como a IBM e a Amazon?

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Para Especialistas

Recomendação

Charles A. O’Reilly III, professor da Stanford, e Michael L. Tushman, professor da Harvard, argumentam de forma convincente que o modelo tradicional de negócios orientado à “extração” e o novo modelo de negócio voltado à “exploração” exigem tipos diferentes de gestão. Além disso, eles ensinam que os “líderes ambidestros” devem ser capazes de apoiar ambas as facetas de uma empresa ao mesmo tempo. Os autores mencionam empresas como Blockbuster e Kodak – hoje sinônimos de fracasso ao reagirem a mudanças disruptivas – e fornecem um modelo de como sobreviver em um setor de atividade em rápida mudança. Caso a sua empresa esteja em risco de se juntar a esta lista ou queira sair na frente por meio da inovação exploratória, a getAbstract acredita que você não vai querer perder a aula destes professores renomados.

Resumo

Mudanças rápidas, queda vertiginosa

As mudanças estão cada vez mais rápidas no mundo dos negócios. A partir de 1935, uma empresa poderia permanecer no S&P 500 por 90 anos, mas em 2016 este índice do mercado de ações substituiu – em média – uma empresa a cada duas semanas, portanto a tendência de substituição está acelerando. Os líderes empresariais das gerações anteriores podiam contar com o luxo do tempo. Eles conseguiam responder de forma incremental aos mercados e tecnologias em mudança. Hoje em dia, os líderes celebrados como gigantes do mercado no primeiro ano podem estar com sérios problemas no quinto ano ou mesmo antes. Isto não se aplica a todos os setores de negócios, mas caso o seu setor esteja vulnerável a disrupções promovidas por novas tecnologias ou mudanças de mercado, as suas capacidades lucrativas e modelo de negócios atuais podem estar em risco. Nesta arena, faça uma distinção entre a mudança “incremental” e a mudança “pontuada” – mais perturbadora. A mudança incremental exige o aprimoramento das suas capacidades básicas atuais. As mudanças pontuadas desafiam estas capacidades, pois testam suas estruturas, processos e cultura.

Que...

Sobre os autores

Charles A. O’Reilly III é professor de gestão da Graduate School of Business da Stanford University. Michael L. Tushman é professor de administração de empresas na Harvard Business School.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem