Únase a getAbstract para acceder al resumen.

A Potência das Microtendências

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

A Potência das Microtendências

As novas pequenas forças que embalam as grandes disrupções dos dias de hoje

Simon & Schuster,

15 mins. de lectura
7 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

As pequenas tendências têm grandes implicações para a disrupção do futuro.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Cativante

Recomendação

Em 2007, o pesquisador Mark Penn examinou as mudanças não em termos das grandes forças de varredura que todo mundo vinha analisando, mas em termos de várias “microtendências”. Agora, Penn aborda previsões específicas do passado, explica como elas foram constituídas e aplica as mesmas ideias a novos desenvolvimentos. Por vezes, esse foco parece funcionar contra Penn. Ele encontra relações causais trabalhando em menor escala ou dentro de prazos mais curtos do que antes e oferece explicações que seriam mais credíveis se levassem em conta um escopo mais amplo. Penn adverte que muitas microtendências – não apenas uma força uniforme específica – moldam os tempos complexos e sutis de hoje. Estas tendências menores chocam-se entre si e convergem – e são todas bastante fascinantes. Você vai provavelmente se reconhecer em vários cenários propostos e deve ficar surpreso e intrigado com este panorama geral de Penn.

Resumo

As microtendências e o panorama geral 

As microtendências impulsionam o mundo contemporâneo. Em vez de insistir em uma única explicação abrangente para as forças que moldam os tempos modernos, é possível enxergar tendências menores e distintas em ação. Estas tendências empurram e puxam a sociedade de maneiras diferentes, resultando em conflitos. Tecnologias como Big Data, “algoritmos ocultos” e inteligência artificial moldam um mundo cada vez mais personalizado. Tendências que começaram despretensiosas, como telefones celulares comunicando sua localização via GPS, tornam-se algo mais sombrio à medida que empresas e governos coletam dados sobre você.

As mudanças sociais produzem novos vencedores e perdedores. Os mais velhos exercem o poder político com muito mais eficácia do que os millennials. As áreas rurais têm despovoado, mas nos Estados Unidos exercem um poder desproporcional. O nacionalismo ressuscitou como uma rejeição ao globalismo. Estes fatores contribuíram para a eleição do presidente Donald Trump, na medida em que ele fala e luta pela “velha economia” e não pelo novo mundo digital.

Mudanças no relacionamento pessoal

Em...

Sobre os autores

Mark Penn passou décadas trabalhando em pesquisas e marketing, atuou como estrategista-chefe de Bill e Hillary Clinton e escreveu Microtendências. Meredith Fineman é escritora freelancer e fundadora da empresa de relações públicas FinePoint.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico