Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Mudando o Tom da Conversa

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Mudando o Tom da Conversa

17 princípios para resolver conflitos

Sextante,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Audio y Texto

¿De qué se trata?

Aplique estes princípios simples para melhorar a qualidade de suas conversas.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Para Iniciantes
  • Cativante

Recomendação

O livro tem uma diagramação interessante com poucas frases ou parágrafos por página. A autora traz uma explicação básica do princípio que propõe e apresenta muitos exemplos de conversas cotidianas em diversos contextos. A capacidade de sintetizar com clareza e simplicidade conceitos complexos com o uso de ilustrações simples é o grande trunfo deste material. Alguns conceitos de comunicação e negociação poderiam ser melhor explicados. O livro é quase um manual de consulta rápida para conversas mais eficientes. A getAbstract recomenda esta leitura para quem é iniciante no tema de mediação, negociação e precisa comunicar assuntos delicados.

Resumo

Ataque, defesa e escolha

Em momentos de crise queremos resolver o conflito sem conhecer exatamente a causa ou o contexto. Atacamos aquilo que não gostamos ou compreendemos. É preciso considerar o histórico dos outros se quisermos tomar uma atitude em momentos de desentendimento. Independentemente do que sentimos, nossas experiências somadas às do outro permitem enxergar de maneira mais clara o motivo do conflito e uma possível resolução. Temos medo de ceder, de aumentar o problema ou não saber como agir e, muitas vezes, não admitimos que existe uma desavença. Se continuarmos assim, viveremos um ciclo de “padrões destrutivos”. Podemos escolher entre ficarmos emaranhados em padrões de comportamento destrutivos ou adotarmos uma nova atitude. É possível abordar assuntos difíceis de maneira positiva e eficiente através dos 17 princípios a seguir:

  1. “Não ouça o ataque. Escute o que se esconde por trás das palavras” – Em momentos de divergência caímos na dinâmica de atacar, defender e contra-atacar. É importante quebrar esse ciclo e ouvir de outra maneira. Não podemos nos focar no ataque. Ao ouvir busque escutar o cerne do problema. Podemos nos emaranhar num...

Sobre a autora

Dana Caspersen é especialista em conflitos e dançarina com três décadas de experiência.


Comente sobre este resumo