Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Estilo Emocional do Cérebro

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Estilo Emocional do Cérebro

Como o Funcionamento Cerebral Afeta a Sua Maneira de Pensar, Sentir e Viver

Plume,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

O seu estilo emocional tem ajudado ou atrapalhado a sua vida pessoal e profissional?

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Bem-estruturado
  • Panorama Geral

Recomendação

O neurologista Richard Davidson e a escritora Sharon Begley explicam como funciona a fascinante teoria do estilo emocional, desenvolvida por Davidson ao longo de 35 anos de meticulosa investigação. Eles reduzem os perfis psicológicos em seis dimensões que compõem o perfil emocional de cada indivíduo. Os autores baseiam essas dimensões em comportamentos neurológicos, ou padrões específicos do cérebro que podem ser alterados através do treinamento mental. Por exemplo, se você não aguenta mais ser pessimista, o treinamento mental pode ajudá-lo a alterar deliberadamente a sua atitude, deixando-a mais próxima do limite positivo do espectro. Vários testes ajudam você a descobrir o seu estilo emocional e decidir o que fazer com ele. A getAbstract recomenda este livro interessante a quem deseja entender os fatores que afetam a estrutura e a personalidade emocional.

Resumo

A Base Cerebral para a Emoção

O estilo emocional de cada pessoa é único, como são as impressões digitais. O seu estilo determina como você reage diante das circunstâncias da vida. Desenvolver áreas de especialização através da repetição, como tocar piano ou dirigir um taxi pelas ruas de uma cidade, aumenta a atividade e os padrões nas áreas correspondentes do cérebro. Este aumento ocorre também quando você pratica as suas habilidades virtualmente, porque o cérebro responde aos inputs tanto do mundo externo como do interno. É possível pensar virtualmente e alterar o seu estilo emocional através de esforços intencionais.

Os cientistas agora reconhecem que as emoções constituem um elemento importante da mente. Seis emoções básicas, “felicidade, tristeza, raiva, medo, nojo e surpresa”, geram todas as mesmas expressões faciais correspondentes em todo o mundo. As emoções negativas se correlacionam com o aumento da atividade na área frontal direita do cérebro, enquanto as emoções positivas com a atividade na área frontal esquerda.

As Seis Dimensões

O estilo emocional tem seis dimensões. O comportamento individual é constituído dentro dessas dimensões...

Sobre os autores

Richard J. Davidson ensina psicologia e psiquiatria na Universidade de Wisconsin-Madison e fundou o Center for Investigating Healthy Minds. Ele dirige o W.M. Keck Laboratory for Functional Brain Imaging and Behavior. Sharon Begley é correspondente sênior da Reuters nas áreas de ciências e saúde e é autora do livro Treine a Mente, Mude o Cérebro.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    T. P. 3 anos atrás
    Excelente
  • Avatar
    3 anos atrás
    Ótimo dicas
  • Avatar
    C. P. 10 anos atrás
    Grande leitura para engenheiros : O emocional existe e o equilibrio com o racional faz toda diferença

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem