Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Em Busca da Prosperidade

Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Em Busca da Prosperidade

Como as economias em desenvolvimento podem decolar

Princeton UP,

15 minutes de lecture
10 points à retenir
Texte disponible

Aperçu

Por que alguns países são ricos e outros são pobres? Um economista proeminente explica o porquê.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Quanto ao crescimento econômico, Brasil, Índia e China estão em pleno vapor, enquanto Argentina e Rússia seguem em fogo brando. Por que esta diferença? O economista Justin Yifu Lin proporciona uma análise útil do que tem resultado – ou não – no desenvolvimento econômico em todo mundo. Lin reconhece que o caminho de cada país é diferente e que a estratégia de cada nação precisa se ajustar às mudanças globais. Nesse contexto, ele identifica as características das economias de sucesso e aponta os seis passos que os países em desenvolvimento podem seguir para crescer economicamente. Embora seu estudo divague por vezes, a abordagem ponderada de Lin sobre assunto – repleta de alusões históricas, filosóficas e literárias – leva o seu texto para além do tratamento econômico usual. A getAbstract recomenda estas orientações fundamentadas para o desenvolvimento econômico a líderes de organizações sem fins lucrativos, economistas e especialistas em mercados emergentes.

Resumo

O mistério do desenvolvimento econômico

Burundi e Suíça poderiam ter algumas semelhanças, porque ambos são países sem litoral e com quase o mesmo número de habitantes. Mas estes dois países são muito diferentes um do outro. A renda per capita de US $400 do Burundi faz dele um país pobre. Suas maiores exportações são café e chá. Por sua vez, a Suíça é um dos países mais ricos do mundo. Menos de 2% da sua produção econômica provêm da agricultura e 70% provêm da área de serviços. Como esta disparidade mostra, mesmo quando alguns fatores são comparáveis, as economias dos países podem seguir caminhos completamente divergentes.

Recentemente, os EUA e outras economias desenvolvidas enfrentaram condições econômicas difíceis, com crescimento estagnado, mercados de trabalho fracos, dívida pública crescente e mercados de capitais voláteis. Por outro lado, algumas economias emergentes continuam a ter crescimento alto. As estrelas da economia global – Brasil, China, Índia e Indonésia – tiveram taxas de crescimento sistematicamente superiores a 6% ao ano. A República da Coreia, Malásia, Vietnã e Tailândia também estão entre os países de crescimento alto, com industrialização...

Sobre o autor

Justin Yifu Lin foi economista-chefe do Banco Mundial de 2008 a 2012. Ele é diretor fundador do Centro Chinês de Pesquisa Econômica na Universidade de Pequim e autor de Demystifying the Chinese Economy.


Comente sobre este resumo