加入 getAbstract 阅读摘要

Simplesmente Gerenciar

加入 getAbstract 阅读摘要

Simplesmente Gerenciar

O que os gerentes fazem – e podem fazer melhor

Berrett-Koehler,

15 分钟阅读
节省 5 小时
10 个要点速记
可用文本

看看什么内容?

Gerentes com excesso de trabalho e de interrupções vão regozijar-se com este guia prático e útil.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Aplicável
  • Bem-Estruturado

Recomendação

Henry Mintzberg descreve a vida de um gestor como frenética, com muitas interrupções, e de mais reação do que iniciativa. Esta observação evidencia o que distingue este livro de Mintzberg de outros manuais sobre gestão. Ele analisa com clareza o ritmo frenético da vida de um gestor sem prometer torná-la mais ordeira. Em vez disso, ele oferece ilustrações convincentes para ajudar os leitores a compreenderem as várias funções gerenciais. Ele defende que gestão e liderança não são domínios separados, porque ambas contribuem para construir “um senso de comunidade”, que promove a colaboração e ajuda as pessoas a desenvolverem os seus pontos fortes. Mintzberg baseia-se nas suas observações dos 29 gerentes, quase todos canadenses, que ele descreveu anteriormente em Managing, seu clássico de 2009. Aqui, ele revisita aquela sua obra em uma guia útil e de leitura fácil. Se você é um gerente muito ocupado e com pouco tempo para refletir, a getAbstract recomenda que você recorra a este manual prático e conciso.

Resumo

Por que os gerentes são importantes

O que é mais importante: liderar ou gerenciar? A maioria dos gurus de negócios privilegia a liderança em detrimento da gestão, mas estas funções operam de fato em paralelo. Os bons líderes gerenciam; os bons gerentes lideram. Destas duas habilidades, a gestão obtém pouca atenção. As pessoas celebram o líder visionário com visão de longo prazo, mas muitos líderes estão desligados das atividades práticas diárias. A gestão permite que as coisas sejam feitas no ambiente empresarial atual, em que as empresas vivem com excesso de liderança e falta de gestão.

Gestão e liderança não são esferas separadas. As duas habilidades operam em conjunto no âmbito mais vasto de comunidade. Como gestor, não busque criar seguidores; aprenda a fomentar comunidades de engajamento que apoiam o trabalho da empresa ao incentivar o respeito mútuo. A gestão não é uma ciência – seu objetivo principal não é a construção do conhecimento por meio de pesquisa. E não é uma profissão – ela não pode ser ensinada. O único modo de aprender a gerenciar é gerenciando. Considere a gestão mais como uma prática que mistura arte, habilidade prática e ciência. Ao evocar as ...

Sobre o autor

Henry Mintzberg, escritor e fundador do website coachingourselves.com, é professor da McGill University.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Do mesmo autor

Canais Relacionados