Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Como os Mercados Quebram

Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Como os Mercados Quebram

A Lógica das Catástrofes Econômicas

FSG,

15 minutes de lecture
10 points à retenir
Texte disponible

Aperçu

Como a desregulamentação e políticas de livre mercado desestabilizaram o setor financeiro da economia.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral

Recomendação

Adam Smith estabeleceu a base intelectual para a livre iniciativa em seu livro amplamente aclamado de 1776, A Riqueza das Nações, mas ele também apoiava a rígida regulação dos bancos para reprimir a especulação e estabilizar o crédito, uma mensagem que os defensores mais modernos do mercado livre têm negligenciado. A inspeção minuciosa do jornalista John Cassidy dos eventos que antecederam a crise financeira de 2008 destaca como uma aplicação estrita de “medidas econômicas utópicas” pode levar ao desastre. O autor lança forte argumento em favor da incorporação de uma “economia realista” no sistema financeiro dos EUA. A getAbstract recomenda este livro de peso para os leitores com formação em finanças e para aqueles interessados em como os mercados livres podem coexistir e se estabilizar com a supervisão criteriosa do governo.

Resumo

A Teoria e a Realidade no Setor Financeiro

A Mão Invisível da Especulação

A Liberação do Setor Financeiro

O Efeito Greenspan

A Teoria dos Jogos e a “Irracionalidade Racional”

A Necessidade de Uma Regulação Financeira Mais Rígida

Poucos reguladores oficiais conseguiram prever a crise financeira que atingiu o seu pico em 2008, quando o banco de investimentos Lehman Brothers pediu concordata. A insolvência do Lehman trouxe pânico aos bancos ao redor do mundo, desestimulou empréstimos e aprofundou a recessão econômica que já estava em andamento. A crise financeira surpreendeu até mesmo poderosos banqueiros centrais: Nem Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve Board, nem Ben Bernanke, que substituiu Greenspan em 2006, previram o colapso nos preços dos imóveis que levou à grande crise do crédito.   Em 2008, um aumento acentuado na inadimplência dos empréstimos hipotecários havia estourado uma enorme bolha de preços inflacionados das casas nos EUA, desfazendo a crença generalizada de que o valor dos imóveis residenciais só tenderia a aumentar. Lehman e muitas outras instituições financeiras começaram a ter dificuldades porque...

Sobre o autor

John Cassidy, jornalista e escritor britânico-americano, escreve para The New Yorker e contribui para a New York Review of Books. Cassidy é também o autor de Dot.con: How America Lost Its Mind and Money in the Internet Era.


Comente sobre este resumo