Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

À Beira da Utopia

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

À Beira da Utopia

Reinventando a inovação para resolver os maiores problemas do mundo

MIT Press,

15 Minuten Lesezeit
8 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

A humanidade não está fazendo tudo o que pode para alcançar os avanços necessários para resolver desafios complexos.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

Vivemos uma época de avanços inovadores ou os entusiastas da tecnologia estão delirando? Os autores Thomas Ramge e Rafael Laguna de la Vera explicam por que o discurso proselitista do Vale do Silício em torno da inovação, com seus “Diretores de Inovação” e “Chefes de Design Thinking”, é muitas vezes pouco mais do que um teatro de relações públicas. Devido aos riscos existenciais globais que o mundo enfrenta, a humanidade não pode se dar ao luxo de simplesmente brincar com a inovação. Os autores descrevem como garantir um futuro verdadeiramente inovador, convidando os leitores a desafiar o status quo e construir um mundo melhor.

Resumo

A humanidade pode entrar em uma nova era de inovação se cumprir cinco condições principais.

Ao contrário da crença popular, você talvez não esteja vivendo na época mais inovadora da história. Os economistas Tyler Cowen e Robert J. Gordon apontam para dados que sugerem que a humanidade experimentou uma onda muito maior de inovação entre 1870 e 1970. Durante este período, avanços tecnológicos como a eletricidade, o automóvel, o saneamento, os antibióticos e o telefone transformaram radicalmente a vida do ser humano. As inovações impulsionaram a produtividade e desencadearam uma mudança de uma economia agrária para uma economia industrial e de serviços.

Hoje, a humanidade está avançando para uma economia do conhecimento, mas ainda não se sabe se o futuro próximo será genuinamente inovador. Em seu livro The Innovation Delusion, Lee Vinsel aponta que a maioria das tecnologias que estão na sua sala de estar provavelmente foram inventadas há mais de 50 anos – um indicador de que, talvez, a maior parte do discurso sobre inovação que você ouve das empresas do Vale do Silício seja apenas isso mesmo: um discurso vazio. De muitas maneiras, a humanidade está experimentando...

Sobre os autores

Thomas Ramge é autor de diversos livros sobre tecnologia, inovação e transformação, sendo vencedor de vários prêmios, incluindo o getAbstract International Book Award, o Axiom Business Book Award e o Best Business Book Award on Innovation and Technology. Rafael Laguna de la Vera é um pioneiro do código aberto e defensor da Internet aberta que trabalhou com empresas como SUSE Linux e Open-Xchange. Ele também é o diretor fundador da Federal Agency for Disruptive Innovation (SPRIND).


Comente sobre este resumo