Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Trabalhando em um Mundo Multicultural

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Trabalhando em um Mundo Multicultural

Um guia para o desenvolvimento de competências interculturais

University of Toronto Press,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

Desenvolver a competência intercultural – não apenas conhecer as idiossincrasias culturais – é o novo imperativo.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Exemplos Práticos

Recomendação

A especialista em comunicação intercultural Luciara Nardon vai além do que talvez você tenha aprendido no workshop de conscientização cultural da sua empresa. No mundo dos negócios de hoje, ela explica, é provável que você interaja com pessoas de várias culturas, de uma só vez, em um dia qualquer. Ela enfatiza que você não pode se preparar para essas situações fluidas e dinâmicas apenas estudando sobre culturas. Você deve adquirir habilidades para se adaptar efetivamente às pessoas de várias origens e assim ser capaz de realizar negócios em qualquer contexto ou situação. Isso requer inteligência emocional, “consciência situacional”, experiência e prática. Ela apresenta argumentos fortes para a necessidade de se desenvolver a atenção plena (mindfulness) e a empatia. A getAbstract recomenda o manual de Nardon a qualquer pessoa cujo trabalho exija interações com colegas internacionais.

Resumo

Imperativo intercultural

Em praticamente todos os negócios, a exposição a pessoas de muitas culturas e origens é parte do trabalho. Contudo, ainda que você acelere a sua interação com diferentes povos e culturas, a sua “competência intercultural” não se manifesta automaticamente. Desenvolver habilidades eficazes visando atuar em múltiplos contextos com pessoas de diferentes nacionalidades, raças, idades e origens exige algum esforço da sua parte.

Abrace a diversidade

A diversidade oferece às organizações uma ampla gama de benefícios, incluindo múltiplas perspectivas, criatividade e conhecimento, bem como novas ideias apresentadas por funcionários de diferentes origens. A diversidade torna a colaboração mais desafiadora – pelo menos no início do processo. Relacionamentos de confiança podem levar mais tempo para serem construídos devido ao desconforto de se trabalhar em diferentes culturas. Como a maioria das pessoas, talvez você esteja interagindo com colegas cuja origem e cultura se pareçam com as suas. Mas é possível também descobrir que é muito enriquecedor trabalhar com pessoas diferentes de você. Embora possam surgir mal-entendidos antes de se notar qualquer...

Sobre a autora

Luciara Nardon, acadêmica e especialista em comunicação e eficiência transcultural, é professora da Carleton University, no Canadá.


Comente sobre este resumo