Join getAbstract to access the summary!

Segurança Nacional de Israel

Join getAbstract to access the summary!

Segurança Nacional de Israel

Uma nova estratégia para uma era de mudanças

Oxford UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Israel está mais seguro do que nunca – tornando-se este um momento perfeito para buscar a paz com os palestinos.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

Os israelenses são bombardeados pela cobertura de notícias relativas a ataques terroristas e cercados por vizinhos hostis, então não é de surpreender que muitos ali se sintam sob constante ameaça. Nesta intrigante visão geral, Charles Freilich exorta os israelenses a respirarem fundo e aceitarem uma nova realidade – a de que eles e sua nação estão mais seguros agora do que nunca. Enquanto Freilich apresenta uma visão abrangente da história militar de Israel, a sua principal mensagem é que Israel precisa encontrar uma paz duradoura com os palestinos. Grande parte do mundo anda perplexo com a política intransigente de Israel sobre os assentamentos na Cisjordânia, argumenta o autor, e os palestinos superaram Israel na arena da opinião pública. Assim, a melhor maneira de Israel continuar a prosperar é adotando uma postura mais conciliatória em relação aos palestinos e buscando o objetivo final de uma solução de dois Estados. Apesar da tendência de Freilich em repetir pontos com mais frequência do que o necessário, o ex-assessor de segurança de Israel oferece uma receita incisiva para os desafios atuais de Israel. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract recomenda esta análise aos leitores interessados no passado, presente e futuro de Israel.

Resumo

A estabilidade é o tema dominante

Desde o seu início instável e incerto, o Estado de Israel tem enfrentado muitas ameaças séria à sua sobrevivência. Israel ocupa territórios em uma região nitidamente inóspita. Os Estados árabes vizinhos prometeram em inúmeras ocasiões destruir a nação. Para piorar, o território de Israel é comparativamente pequeno em termos geográficos e desprotegido por fronteiras naturais. Mesmo assim, ao longo das décadas, o país conseguiu acumular uma vitória sobre a outra. Os israelenses não apenas formaram um Estado judeu sólido, mas também têm sobrevivido ao desejo dos seus inimigos de destruir a nação. De fato, hoje, Israel encontra-se na melhor posição estratégica da sua história. A prosperidade e a estabilidade do país estão mais robustas do que nunca, enquanto seus adversários estão mais enfraquecidos.

Apesar dos vizinhos hostis e de sua localização precária em uma região caótica, Israel executou uma estratégia de segurança nacional que atingiu os objetivos do Estado de maneira dramática. Embora o Hamas, o Hezbollah e o Irã se posicionem como grandes  inimigos, por enquanto a ameaça que representam não compromete a existência de Israel...

Sobre o autor

Charles D. Freilich é ex-assessor de segurança nacional do Estado de Israel e atua como membro sênior do Centro Belfer de Harvard, onde é especialista em estratégia de segurança nacional israelense, política dos EUA no Oriente Médio e assuntos do Oriente Médio.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados