Join getAbstract to access the summary!

Sociedade num Relance – 2014

Join getAbstract to access the summary!

Sociedade num Relance – 2014

Indicadores sociais da OCDE: A crise e suas consequências

OECD,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Os governos devem tomar medidas para garantir o bem-estar social das pessoas prejudicadas pela recessão.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Analítico
  • Panorama Geral

Recomendação

Este relatório da OCDE fornece dados empíricos valiosos sobre a situação social em mais de 40 países, na sequência da recessão. Os dados apresentam uma visão alarmante sobre o bem-estar global. Apesar da necessidade das pessoas por subsídios e serviços, são muitos os países sobrecarregados pela recessão e déficit histórico que não têm condições de ajudar a sua população. As informações que retratam as consequências da recessão são reveladoras e mostram os problemas sociais e econômicos profundos que as gerações futuras devem enfrentar. A getAbstract recomenda as pesquisas da OCDE a governantes, ONGs e planejadores de serviços sociais.

Resumo

A crise econômica e as sociedades globais

Os efeitos da crise financeira de 2008 e da recessão que a seguiu ainda são evidentes. Os jovens, homens e as pessoas pouco qualificadas são os mais atingidos. Em 2012, a percentagem de jovens sem emprego, educação ou formação subiu para 20% ou mais na Grécia, Itália, México, Espanha e Turquia. Quase 13% das pessoas em idade ativa na maior parte das nações vivem em lares onde ninguém tem um emprego.

Uma pesquisa feita pela Gallup revelou que 25% dos entrevistados nos países da OCDE relataram dificuldades financeiras em 2012, embora os esforços de estímulo e programas de ajuda tenham apoiado os menos favorecidos. Entre a população de baixa renda, os jovens adultos e as famílias com crianças se encontram hoje em maior risco de pobreza do que em 2007. A pobreza nos EUA aumentou mais de 20% desde então. As tendências revelam que, não importa o quanto as economias cresceram de 1979-2005, as famílias mais pobres perderam “receita de mercado” (market income), isto é, a renda obtida descontados os impostos. A desigualdade de renda cresceu tanto nos bons como nos maus momentos.

Tempos econômicos difíceis trazem encargos...

Sobre o autor

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um fórum no qual os governos colaboram para resolver os problemas econômicos, sociais e ambientais em todo o mundo.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados