Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Capitalismo e Liberdade

Rejoignez getAbstract pour lire le résumé !

Capitalismo e Liberdade

University of Chicago Press,

15 minutes de lecture
10 points à retenir
Texte disponible

Aperçu

Não pergunte em que acredita Milton Friedman: seu clássico de 1962 fez dele um oráculo da economia tradicional.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo

Recomendação

Esta é uma nova edição do manifesto capitalista clássico de Milton Friedman de 1962. Como tal, ele foi ignorado, desdenhado e detestado durante décadas pela corrente intelectual pós-Keynesiana. Nos anos 60, Friedman se viu a debater com um liberal que o atacou simplesmente citando pontos de vista de Friedman sobre o papel apropriado do governo. Isto estava indo bem junto à audiência de estudantes universitários até que ele citou a oposição de Friedman ao recrutamento militar. Friedman recebeu subitamente inespererados aplausos dos estudantes. Talvez isto fosse um prenúncio de sua carreira. Friedman ganhou o Prêmio Nobel da Economia em 1976, e suas ideias ganharam algum grau de corrente dominante nos anos de Reagan – embora muitas de suas ideias se mantenham controversas. Na medida em que Friedman desmascara mitos sobre a Grande Depressão que são largamente aceitos como fatos, talvez ele tenha um contribuição importante para a semi-privatização da educação. A getAbstract recomenda vivamente esta obra a quem procura um conhecimento mais profundo do papel do governo numa economia de livre mercado.

Resumo

O Preço de Camelot

“Não pergunte o que sua pátria pode fazer por você – pergunte o que você pode fazer por sua pátria”. O forte apelo de Presidente John F. Kennedy, que conduziu à era de Camelot, é notável pelo que revela acerca da era do Grande Governo nos tempos da Guerra Fria. Embora louvada, nenhuma das duas metades da declaração expressa ideais próprios de homens livres em uma democracia livre. Ouvir do líder do governo que você não deve ter expectativas no governo é preocupante. Enquanto a frase “o que sua pátria pode fazer por você”, por outro lado, coloca o governo no papel do senhor, capaz de fazer por você coisas que você de outra forma não conseguiria. A afirmação implica que o governo é senhor e mestre, para ser servido pelos cidadãos.

A verdadeira pergunta para um homem livre é como o governo pode ajudá-lo a assumir suas responsabilidades, atingir propósitos e objetivos e, acima de tudo, a defender a liberdade. A pergunta “Como podem cidadãos servir seu governo?” ameaça voltar no tempo do Rei George III. A pergunta mais importante para os cidadãos de uma democracia é: como podemos nos beneficiar das promessas de um governo e, ao mesmo tempo, evitar sua...

Sobre o autor

Milton Friedman, notável pesquisador na Hoover Institution, é Professor Emeritus de Economia no Paul Snowden Russell Distinguished Service da Universidade de Chicago. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 1976. Em 1980, ele e sua mulher colaboraram em Liberdade para Escolher, seu livro mais vendido. Capitalismo e Liberdade, cuja primeira edição é de 1962, é considerado sua obra clássica.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Do mesmo autor

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados