Você existe em um mundo formado por organizações.
Levantar da cama, checar os e-mails, tomar o café da manhã e ir trabalhar envolvem organizações que fabricam produtos, fornecem serviços públicos, entregam alimentos, processam materiais, gerem logísticas, transportam pessoas ou oferecem serviços de varejo, entre outros. A maioria das pessoas nasce em instalações médicas, que são organizações. Quando alguém morre, a família pode recorrer a uma funerária – outra organização. No entanto, a maioria das pessoas sabe pouco sobre as estruturas organizacionais.
As organizações diferem consideravelmente entre si. Um gráfico pode ilustrar a hierarquia, mas não revela o propósito dessa hierarquia nem o que a organização realmente faz. Apesar de os organogramas bidimensionais mostrarem apenas caixas empilhadas, os componentes de uma organização funcionam mais como elos de uma corrente, o qual sugere uma sequência linear de fluxo de trabalho, semelhante a uma linha de montagem.
Em uma organização linear, os gerentes ocupam uma posição vertical na hierarquia. Em um modelo híbrido, o gerente deve estar no centro das atividades. Nas estruturas que se assemelham...
Henry Mintberg é professor titular da Cátedra Cleghorn de Estudos de Gestão na Universidade McGill, em Montreal. Ele também é autor de Strategy Safari, The Structuring of Organizations, Simply Managing e The Rise and Fall of Strategic Planning.
Comente sobre este resumo