Join getAbstract to access the summary!

Eletrificando

Join getAbstract to access the summary!

Eletrificando

Uma cartilha otimista para o nosso futuro com energia limpa

MIT Press,

15 min read
9 take-aways
Audio & text

What's inside?

Este modelo ambicioso, mas viável, poderia muito bem salvar o planeta.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Audaz
  • Visionário

Recomendação

Você talvez se desespere diante das previsões cada vez mais terríveis sobre os efeitos do aumento das temperaturas globais e mudanças climáticas catastróficas. Ao mesmo tempo, muitas pessoas temem que almejar um futuro livre do carbono signifique ajustes desagradáveis no estilo de vida. O engenheiro, empresário e inovador Saul Griffith apresenta um plano realista – embora ambicioso – para um futuro limpo que não exija mudanças radicais no estilo de vida, mas que reduza os custos de vida, crie uma sociedade mais cooperativa e proteja a nossa tão amada Terra.

Resumo

Somente mudanças radicais imediatas podem evitar uma catástrofe climática.

Se as pessoas quiserem interromper o aquecimento global, elas devem tomar medidas radicais agora. Mesmo que a temperatura global suba apenas 2˚C, isso terá efeitos devastadores, resultando no aumento dos níveis de água, inundações repentinas, incêndios florestais, secas, perda de muitas espécies animais e aumento da instabilidade global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas descobriu em 2018 que limitar o aumento da temperatura global a um máximo de 2˚C dependia de mudanças imediatas, abrangentes e nunca antes vistas, já nos próximos 12 anos. As conclusões do painel se basearam no uso de tecnologias de emissões negativas – aquelas que podem remover CO2 da atmosfera – que não são econômicas nem disponíveis em escala viável.

A humanidade perdeu muito tempo. Se as pessoas tivessem começado a trabalhar para atingir essa meta em 2000, poderiam ter alcançado o objetivo reduzindo as emissões em 4% ao ano. Em contraste, a partir de 2021 significa que as pessoas devem reduzir as emissões em cerca de 10% ao ano. Para conseguir isso, é necessário que todos se comprometam com uma “...

Sobre o autor

Inventor, empresário e engenheiro, Saul Griffith fundou a Rewiring America e a Otherlab.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados