Join getAbstract to access the summary!

Liderança em Rede

Join getAbstract to access the summary!

Liderança em Rede

Como engajar os talentos de todos na sua organização

Maven House Press,

15 min read
10 take-aways
Audio & text

What's inside?

Para reajustar a liderança, explore-a como um “processo social complexo” e rompa com as hierarquias.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Bem-estruturado
  • Panorama Geral
  • Exemplos Práticos

Recomendação

Em muitas organizações, a liderança se tornou uma verdadeira confusão. As soluções para aprimorar a liderança muitas vezes dependem de conceitos e crenças ultrapassados e do paradigma de vários níveis de autocratas centralizadores. Para superar essa “doença da liderança”, afirmam os professores Charles C. Manz e Craig L. Pearce, a sua empresa deve ir além das táticas convencionais e abraçar a “liderança em rede”. Esta estratégia aborda a liderança como um “processo social complexo” que interliga a autoliderança, a superliderança, a liderança compartilhada e a liderança socialmente responsável”. Os autores defendem as atribuições gerenciais flexíveis e partilha do poder. Embora os autores lancem mão de jargões em excesso, o livro é de fácil leitura. Eles tiveram o cuidado de incluir gráficos úteis, diagramas e ilustrações, bem como páginas com exercícios no final de cada capítulo para consolidar as lições aprendidas. A getAbstract recomenda a abordagem dos autores a executivos que buscam um novo olhar sobre as questões inerentes à liderança.

Resumo

Quando a liderança é um emaranhado

A liderança hierárquica e centralizada tradicional cria verdadeiros atoleiros organizacionais. A maioria das sugestões para aprimorá-la ou substitui-la vem dos chamados líderes de pensamento que não têm base suficiente na disciplina da liderança. Muitos executivos da alta gestão acreditam que ao se tornarem líderes passam a ser instantaneamente mais inteligentes que seus colegas. Por causa da sua posição, acreditam que suas ideias e intenções devem ter precedência sobre todas as demais. Com o tempo, os funcionários passam a reconhecer o caráter real desses executivos como chefes e não como líderes. Neste ponto, é comum que tais executivos – a personificação da “doença da liderança” autocrática – saiam para afligir novas organizações. O currículo típico das escolas de gestão faz com que esses padrões se repitam. Os professores ensinam aos alunos o poder da influência dos que detêm a autoridade sobre os que estão abaixo deles. Muitos acadêmicos apoiam a “teoria da agência”, um paradigma que sugere que a maioria das pessoas abusa dos privilégios que desfrutam. Como resultado, as pessoas com autoridade sentem que devem manter a rédea curta ...

Sobre os autores

Charles C. Manz, PhD, ensina sobre liderança na Isenberg School of Management da Universidade de Massachusetts. Craig L. Pearce, PhD, é professor do Mitchell College of Business da University of South Alabama.


Comente sobre este resumo