Join getAbstract to access the summary!

Relatório Sobre os Riscos Globais de 2018

Join getAbstract to access the summary!

Relatório Sobre os Riscos Globais de 2018

World Economic Forum,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

O relatório anual do Fórum Econômico Mundial sobre os riscos que ameaçam o mundo apresenta uma visão preocupante.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Revelador
  • Panorama Geral

Recomendação

O relatório anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) sobre os riscos que ameaçam o mundo, divulgado antes da conferência do grupo 2018 em Davos, na Suíça, oferece cenários assustadores. O aquecimento global acelera com a subida das emissões de dióxido de carbono. A poluição do ar sufoca a maioria das cidades. Fibras de microplástico contaminam tanto a água potável como o seu coquetel de camarão. Os preços das ações têm se tornado irrealisticamente otimistas e os bonds têm tido rentabilidade negativa. O Federal Reserve e outros bancos centrais reduziram as taxas de juros e não vão ser capazes de responder eficazmente a uma crise econômica. Os ciberataques se multiplicam, uma nova cepa do nacionalismo pertuba a geopolítica e algumas áreas apresentam desemprego de 30% entre os jovens. A getAbstract recomenda este relatório sucinto e de fácil leitura do WEF a líderes governamentais e empresariais, acadêmicos e estudantes, bem como a qualquer pessoa interessada em ficar a par dos maiores riscos que pairam hoje sobre o planeta.

Resumo

Complexidade crescente

A edição do Relatório Sobre os Riscos Globais de 2018, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), sobre os fatores que têm ameaçado o planeta e a sua população, identificou perigos em diversos contextos: meio ambiente, ciberataques, mercados e bancos centrais, tecnologia, nacionalismo, ameaças à saúde pública, desemprego dos jovens e propagação de informações falsas, bem como o líder norte-coreano Kim Jong Un e até mesmo o presidente Donald Trump.

Abordar os problemas dos sistemas complexos é uma tarefa ingrata. Há cada vez mais situações intrincadas movimentando ecossistemas complexos, economias e mercados financeiros. Quando há um risco de ondulações nestes sistemas labirínticos, um colapso em larga escala pode ser iminente. Mesmo com a ação dos governos, vários efeitos secundários negativos podem entrar em erupção. O colapso financeiro de 2008 não produziu uma depressão global, mas causou várias “rupturas” que os decisores ainda não conseguiram compreender totalmente. Como as mudanças andam sempre muito à frente da capacidade de resposta de governos e órgãos reguladores, a sociedade pode ter dificuldade de se adaptar...

Sobre o autor

O Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou o presente relatório. Klaus Schwab, fundador e presidente executivo, acolhe o seu evento anual em Davos, na Suíça. Børge Brende é presidente da WEF.


Comente sobre este resumo