加入 getAbstract 阅读摘要

Managing

加入 getAbstract 阅读摘要

Managing

Desvendando o dia a dia da gestão

Bookman,

15 分钟阅读
10 个要点速记
可用文本

看看什么内容?

Você não vai conseguir aprender a gerenciar lendo livros (mesmo este aqui), pois esta é uma habilidade que nasce unicamente com a experiência.

Avaliação Editorial

6

Qualidades

  • Abrangente
  • Panorama Geral
  • Conhecimento Contextualizado

Recomendação

O conceito de management, ou gestão, deve incluir a liderança; contudo os dois não são a mesma coisa, afirma o especialista em gestão Henry Mintzberg. Para estudar quais habilidades são essenciais para uma boa gestão, Mintzberg passou um dia inteiro lado a lado com 29 gerentes de diferentes tipos de organizações e de diferentes setores, entre os quais bancos, varejo, cinema, governo, organizações sem fins lucrativos e de saúde. Mintzberg focou sua atenção tanto nos gerentes que trabalhavam nos escritórios executivos como naqueles envolvidos nas linhas de frente. Ele aprendeu que, embora as atividades de cada gerente sejam consideravelmente diferentes, as habilidades necessárias são surpreendentemente semelhantes. Apesar de bastante geral e não inteiramente novo, a getAbstract recomenda este guia completo para os gerentes, executivos, consultores, estudantes e outros que queiram rever o básico e desenvolver as características essenciais para se tornar um gerente capaz e eficaz.

Resumo

O que é gestão?

Se você perguntar aos gerentes o que sabiam sobre a sua função no dia em que começaram a trabalhar, provavelmente vão dizer: “nada”. Um dia “estavam tocando flauta ou fazendo cirurgias”, no dia seguinte passaram a supervisionar o trabalho dos outros. Eles tiveram que aprender fazendo.

Embora a gestão seja caracterizada como uma profissão, uma ciência e uma arte, na verdade, não é nenhuma dessas coisas isoladamente. Em vez disso é uma combinação de todas elas. Em outras palavras, a gestão é uma “prática”.

Três mitos sobre a gestão

Há três mitos que distorcem as ideias mais comuns sobre as habilidades necessárias aos gestores:

  • Mito 1: A gestão pode ser separada da liderança – Na realidade, tanto os gestores devem liderar quanto os líderes devem gerenciar. Numa perspectiva mais ampla, liderar é um aspecto da gestão. Infelizmente, a maioria das organizações encontra-se “liderada demais, porém pouco gerenciada”.
  • Mito 2: A gestão é uma ciência, ou pelo menos uma profissão – Ao contrário, a gestão é um ofício. É algo que as pessoas aprendem fazendo, não lendo um livro. Os melhores gerentes têm a experiência...

Sobre o autor

Henry Mintzberg ensina administração na Universidade McGill, em Montreal. Autor de 15 livros, Mintzberg ganhou prêmios da Harvard Business Review, da Associação das Empresas de Consultoria em Gestão, entre outros.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados